sábado, 9 de outubro de 2010

fonte: Sessão Extra - 08/10/2010

FACA NA CAVEIRA!!!


Cartaz do Tropa de Elite 2

"Tropa de elite 2" teve sua primeira sessão para o público na noite desta terça-feira, dia 5, no Teatro Municipal de Paulínia, no interior de São Paulo. Antes da exibição, que começou com um atraso de 40 minutos, todo o elenco e o diretor José Padilha subiram ao palco para falar um pouco sobre o longa. "O que está me preocupando é onde vou conseguir lugar para sentar e assistir ao filme", disse Padilha. Não era para menos: o teatro estava lotado para a pré-estreia. Na entrada, todos os convidados tiveram que deixar seus celulares, laptops, máquinas fotográficas e gravadores num guarda-volumes. Tudo para evitar a pirataria.
O filme - que estreia na próxima sexta-feira, dia 8, em 600 salas de todo o Brasil - promete. As imagens fortes estão lá, gente morrendo, tiros (muitos tiros!), perseguição... E até o saco (aquele usado para sufocamento, tática de tortura vista no primeiro filme). Tudo está de volta. Mas com algo a mais: "Tropa de elite 2" toca em assuntos delicados. Fala não só de tráfico de drogas, mas de milícia, ligação da PM com traficantes, corrupção (não só na polícia, mas principalmente na política), e até conexão de chefe de Estado com bandidagem.

Em Tropa de Elite 2, André Ramiro é Mathias

Uma das grandes surpresas do novo filme do, agora, coronel Nascimento (Wagner Moura) é a ausência de Dudu Nobre, cantor que chegou a rodar cenas como um oficial do Bope. Nada feito: o único músico que aparece em "Tropa de elite 2" é Seu Jorge, que surge nos primeiros minutos do longa como líder de uma facção criminosa que comanda uma rebelião em Bangu 1. Agora atenção: os próximos parágrafos revelam detalhes do filme. Se quiser surpresa, melhor parar de ler por aqui!
A trama começa com a tal rebelião no complexo penitenciário de Bangu, recriado em estúdio. No início, Nascimento explica que a tentativa de deixar alguém em seu lugar no comando do Bope falhou e, por isso, ele voltou. Importante: "Tropa 2" se passa em tempos atuais. A rebelião está rolando solta quando surge Fraga (Irandhir Santos), um defensor dos direitos humanos definido por Nascimento como um "intelectual de esquerda que vive defendendo vagabundo". Fraga surge no local para tentar acabar com a confusão.
Wagner Moura e Pedro Van Held são pai e filho em Tropa de Elite 2

Mathias (André Ramiro), a essa altura, já está pronto para invadir a penitenciária. A mando do governador, Nascimento ordena que Mathias não entre, mas ele o desobedece: avança e atira no líder do movimento (Seu Jorge). É aí que os problemas começam. Nascimento é quase banido da corporação, mas, como "bandido bom é bandido morto", a sociedade aplaude (literalmente, numa cena que rola num restaurante) a atitude do coronel, que assume a culpa pela morte do bandido.

Enquanto Nascimento acaba parando na secretaria de Segurança do Estado, Mathias é rebaixado, expulso do Bope e volta a trabalhar num batalhão da PM. A partir daí, o filme vai mostrando a relação de Nascimento com o filho (Rafael, interpretado por Pedro Van Held, o Artur de "Malhação"), com a ex-mulher, Rosane (Maria Ribeiro), e com o atual marido dela, ninguém menos que o tal do Fraga.
André Rocha é um PM corrupto e miliciano em Tropa de Elite 2

Sandro Rocha, que no "Tropa de elite 1" foi o PM corrupto que soltou a pérola "quem quer rir tem que fazer rir", volta em "Tropa 2" como um PM atuante e, ao mesmo tempo, chefe de milícia na Zona Oeste do Rio. O nome da favela que ele domina? Rio das Rochas... Ele quer dominar outras áreas e pede ajuda a Mathias, quer que o ex-Bope comanda uma invasão. Afinal, bandido tem medo de "caveira". Mas Mathias não sabe ao certo as reais intenções de Rocha: a princípio, a invasão à comunidade do Tanque, em Jacarepaguá, se dá para recuperar armas roubadas de uma delegacia (roubadas por milicianos comandados por Rocha).

Mathias volta para o Bope, comanda a invasão e dá tudo certo. Mas ele quer recuperar as tais armas. Pega o traficante dono da favela e usa a velha tática do saco para que o bandido conte onde elas estão. O criminoso não sabe. Rocha aparece na hora e mata o traficante. Mathias não gosta, percebe que tem algo de errado e diz que vai investigar. Vira as costas para ir embora e leva um tiro, caindo morto na hora. Importante: Fábio (Milhem Cortaz), agora coronel e comandante de um batalhão da PM, é amigo de Rocha. Apesar de fazer de tudo para não se envolver com a milícia, acaba entrando na onda. 

André Mattos está em Tropa de Elite 2

Quando fica sabendo que Mathias morreu, Nascimento decide investigar o crime. E descobre que foi a milícia que roubou as armas. Não só isso: descobre que os milicianos estão envolvidos na campanha para reeleição do governador. Assunto delicado, mas muito bem abordado no filme. Fraga se elege deputado e tenta instalar uma CPI das milícias. Em plena época de eleição, ele não consegue levar o projeto à frente. Mas Nascimento, que agora é subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança, continua a sua própria investigação. E aí, "parceiro", a emoção começa de verdade!
Um dos grandes destaques de "Tropa 2" é o ator André Mattos, que, na pele do apresentador de TV e deputado Fortunato, dá um show na telona, com uma performance à lá Wagner Montes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário