quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Comentários e reportagens sobre Sandro Rocha no blog "o bonequinho viu"

'TROPA DE ELITE 2' COMPENSA A ESPERA COM TRAMA COMPLEXA E SANGRENTA.


Antes da exibição de "Tropa de elite 2" no Teatro Municipal de Paulínia, o diretor José Padilha trocou algumas palavras com um pequeno grupo de repórteres televisivos e cinegrafistas, onde adiantou: "Esse foi um filme feito com muito carinho". Mas Padilha, em dois dedos de prosa com O GLOBO, tocou em questões nevrálgicas relacionadas ao mais esperado longa-metragem dos últimos tempos. Espera esta que foi compensada com uma trama complexa, capaz de olhar o Rio de Janeiro sob todos os prismas:
- Livre da pirataria o filme esteve até agora, antes da estreia, porque a gente se organizou bem para isso. Agora, a partir desta sexta-feira, ele vai abrir, estreando em um número grande de salas: são mais de 600.
Pode ser que a pirataria aconteça, a gente já não tem mais controle - disse o diretor, chamando atenção para a interpretação de Sandro Rocha, a quem confiou o papel do Major Rocha, o "Russo".



- Sandro Rocha tem uma atuação inacreditável. As improvisações que ele faz na sequência de uma festa, no lugar onde a milícia está, é surpreendente.
A confiança de Padilha em Sandro Rocha é mais do que justa. É dificil acreditar que um ator, hoje no Brasil, consiga ofuscar Wagner Moura. Mas quando Sandro está em cena, disparando pérolas parnasianas do tipo "cada cachorro que lamba a sua caceta", a gente quase esquece de Nascimento. Só uma dica: Sandro aparecia no primeiro filme dizendo "quem quer rir, tem que fazer rir". E o bordão é repetido, mas numa situação que não deixa Rocha nada contente. Confira nas telas.
- Tinha um outro ator fechado para viver o Russo, que eu não vou dizer quem é, mas acabou saindo. E o Zé (Padilha) abriu dois dias de testes pra mim. De onde eu venho, lá do Complexo do Lins, na Zona Norte, eu sou tido como uma referência por fazer um trabalho cultural como ator. Lá a cultura não chega, então estar fazendo esse filme é uma responsabilidade - diz Rocha, um consultor comercial que atua esporadicamente, com formação pela CAL.
Ele é a revelação de "Tropa de elite 2", que ganha fácil do primeiro no quesito violência. As execuções são mais sangrentas e retratadas sem glamour algum.

A narrativa evoca as tomadas de ação de "Missing - Desaparecido", longa que deu a Palma de Ouro a Constantin Costa-Gavras, cineasta grego responsável por presidir o júri que deu o Urso de Ouro ao primeiro "Tropa", em 2008. Num tributo ao diretor, Padilha mostra um dos núcleos de personagens mais importantes do filme saindo do Estação Botafogo, onde passa um festival Costa-Gavras com "O corte", "Z" e "Estado de sítio".
Esse núcleo de personagens inclui Rosane (Maria Ribeiro, prima do diretor), ex-mulher de Nascimento, agora casada com Diogo Fraga, vivido por Irandhir Santos, ator que deveria ter conquistado o Redentor de melhor ator coadjuvante na recém-encerrada Première Brasil 2010, terminada com o resultado mais vergonhoso do cinema brasileiro da década.
- A coisa mais importante da feitura desse filme foi ter vindo para o Rio - diz o pernambucano Irandhir - Eu precisava ir para a sua cidade para estudar possíveis figuras que fizessem frente ao Bope, e me surgiu o Marcelo Freixo (deputado recém-reeleito pelo Psol). Na preparação, eu tive um encontro com Fátima Toledo e ela pediu uns minutos e saiu. Quando voltou, ela me disse: "Eu fui ali conversar com você". Eu estranhei, mas depois entendi que ela falava do Freixo, que tinha ido naquele dia nas filmagens.
O elenco do filme não esconde seu respeito pelo deputado, porém ninguém comenta nada sobre outras figuras que parecem ter servido de modelo a personagens fundamentais. O secretário de Segurança do filme, com ligações com o crime organizado, levou a ala carioca da plateia a mencionar o nome de Marcelo Itagiba. No zum-zum-zum da plateia, ouviu-se tambem falar em Natalino Guimarães numa associação livre (pela qual o filme não se responsabiliza) com o apresentador e televisão e político interpretado numa composição hilária por André Mattos.
Nesta quarta-feira, dia 6, pela manhã, a equipe e o elenco do filme conversam com a imprensa. A ala "Maio de 68" dos jornalistas egressos de São Paulo parecia meio "incomodadinha" com o filme. Tirando o mestre Luiz Carlos Merten, essa ala fica irritadinha com filme brasileiro que dá tiro. Tem muito tiro em "Tropa de elite 2" e tem soco também. Socos que nem Stallone Cobra - aquele que dizia "o crime é uma doença e eu sou a cura" - é capaz de dar em seus algozes. Vamos ver o que São Paulo vai dizer da imersão de Padilha no Rio de Janeiro nesta quarta. O Rio na plateia não ficou "incomodadinho", ficou perplexo com a eficiência de Padilha e com a sensação de que o poço em que o Rio de Janeiro se enfiou é fundo e frio.

7 comentários:

  1. Fico muito feliz em ter este blog para que possamos conhecer um profissional deste nível, que leva esta profissão a sério. Bacana!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELAS VITÍORIAS E CONQUISTAS!
    QUE DEUS TE ILUMINE E O FAÇA FELIZ!
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Show!!!!
    Muito bom mesmo meu camarada!!!
    Grande abraço e sucesso para ti sempre!!!
    Fabiano Bernardelli

    ResponderExcluir
  4. Me orgulho em ser amigo de um profissional tão dedicado quanto o Sandro, que está na batalha há muito, e não mede esforços para chegar onde está!
    Só quem é artista sabe do que estou falando, pois matar o leão, é mole..., difícíl é caçar um por dia!
    Irmão, ocupe com dignidade esse lugar que é seu por direito, que de onde eu estiver, estarei sempre na sua torcida, pois muito me envaidece, poder dizer pra todo mundo:
    "Esse neguinho ai, é meu faixa..."
    Que Deus te guarde...
    Paulo Magalhães.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!!
    Você merece por toda dedicação e empenho.
    Curta esse momento com tudo que tem direito!!!!
    Um grande abraço,
    Ana e Nélio

    ResponderExcluir
  6. SANDRO,SUA PARTICIPAÇAO NO TROPA DE ELITE 2 FOI INVEJAVEL,VOCE TEM MUITO TALENTO,PRA MIM,DEPOIS DO NASCIMENTO (NO FILME) É O SEGUNDO MELHOR PERSONAGEM.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  7. MANDOU BEMM,O PERSONAGEM FICOU SIMPLESMENTE PERFEITO,ATÉ SONHEI COM ELE...SUCESSO!!

    ResponderExcluir