sábado, 4 de junho de 2011

Fonte: Fã-Clube oficial

O ator carioca emenda na TV segundo vilão da carreira, em 'Vidas em Jogo', da  Record. Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias/TV Press
'Vidas em Jogo': ator de 'Tropa de Elite 2' emenda segundo vilão


Sandro Rocha afirma que as mulheres chegam a se distanciar ao vê-lo passar. Já chegou até a ser ameaçado de morte por uma velhinha na saída de um cinema. "Ela disse que me mataria se tivesse uma arma", lembrou, aos risos. Conhecido do grande público ao viver o temido vilão Major Rocha no longa Tropa de Elite 2, o ator carioca acaba de emendar seu segundo vilão na trama Vidas em Jogo, na Record, como o sarcástico Cléber.
Ironicamente, Sandro só conseguiu atingir o estrelato quando deixou para trás as roupas de palhaço que usava para rodar o país em louváveis ações solidárias - vestido de Ronald McDonald ele alegrava crianças com câncer. Chegou até a ser figurante em diversas tramas para, aos poucos, aprender a se posicionar para as câmaras e entender sobre a movimentação dos sets de gravação. Mas bastou se destacar com o filme para logo ser disputado pela Record, Band e Rede TV! até fechar um contrato de três anos com a Record.
Ele ganhou o vilão da trama de Cristianne Fridman sem ao menos precisar fazer teste para um dos principais personagens da história. "Seria natural que utilizasse a maldade do personagem do longa. Foi um trabalho muito forte. Personifiquei toda a sacanagem e a impunidade desse país. Fiz bem aquele papel pela grande revolta que tenho com o nosso sistema corrupto. A gente tende a se nutrir com as coisas que nos incomodam", valorizou.
Antes de optar novamente pela vilania do atual personagem, Sandro ficou tentado com uma oferta que recebeu da Rede TV!, pouco antes de assinar com a Record. A emissora acenou com um programa de auditório com entrevistas com artistas, quadros etc. Mas, ao examinar mais de perto, logo desistiu. Afinal, o projeto só iria ao ar no final de 2011. Tempo demais para a vontade de Sandro de estrear com destaque na TV. "O programa ainda estava muito embrionário e iria demorar. Mas sempre fui muito comunicativo. Fui vendedor a vida inteira. Ser entrevistador me atrai muito também. Isso é legal para um ator", acreditou.
Na verdade, o ator sempre foi perseverante. Cresceu no Lins de Vasconcelos, bairro de classe média baixa do subúrbio carioca, e começou a fazer pequenas participações na TV em 2006 - após um longo período como figurante. Sua primeira trama, dentre muitas participações em novelas da Globo, foi em Belíssima, onde viveu um policial que investigava o sumiço de Bia Falcão, personagem de Fernanda Montenegro.
Logo depois, soube do primeiro teste para o longa Tropa de Elite, em 2007, em que fez uma pequena participação falando o bordão "Quem quer rir, tem de fazer rir", que logo caiu na boca do povo. "Confesso que depois do Cléber, quero realmente fazer um papel cômico e fazer rir de verdade. Tenho uma veia cômica que ainda não mostrei", avisou.
Por enquanto, o que Sandro tem evidenciado com o destilado veneno de Cléber tem sido um vilão dupla face. Em alguns momentos, o ex-miliciano aparece na pele de um capanga da sofisticada vilã Regina, de Beth Goulart, espantando os moradores do prédio abandonado da ricaça. Em outras cenas, ele surge bem vestido, degustando vinhos, apreciando uma boa gastronomia ao lado da vilã, o que deixa o engomadinho Maurício, de Mário Gomes, indignado e a ver navios nesse indigesto triângulo amoroso. "Ele é truculento, mas também carinhoso. Não planta só coisas más", ressaltou o ator.
 
Outro lado

Pluralidade é uma das palavras que mais definem Sandro Rocha. Além de ator, este carioca teve diversas profissões e funções em seus 36 anos de vida. Se virou em diversos cargos e bicos para sobreviver. Trabalhou como palhaço de lanchonete, foi corretor de imóveis e até chegou a vender gás industrial, entre muitos outros produtos.
Mas seu principal objetivo, além da atuação, é concentrar suas energias na ONG Ruah, que significa sopro de Deus em hebraico. Ele fundou a ONG em Lins de Vasconcelos, no subúrbio do Rio, para promover a inclusão social de 210 crianças através de aulas de teatro. "O glamour da profissão é muito bacana, mas a contribuição que a gente pode dar é muito maior", destacou.
 
Instantâneas

# Sandro Rocha estudou na CAL, Casa das Artes de Laranjeiras, conceituado curso de teatro do Rio de Janeiro, mas não chegou a se formar.
# Sandro passou dois anos desempregado viajando o Brasil como um dos palhaços do McDonald's. Fazia shows em escolas públicas e para crianças com câncer.
 
# Depois da boa repercussão do longa "Tropa de Elite 2", o ator começou a ser convidado a dar palestras motivacionais para grandes empresas e a ser chamado para várias peças de teatro.
 
# O ator chegou a fazer mais de 200 figurações em tramas da Globo

2 comentários: